top of page

Saúde

  • Problemas nasais: O bloqueio de vias respiratórias ou um nariz entupido torna a inalação de ar difícil, isso cria um vácuo na garganta que leva ao ronco.

  • Álcool, cigarro e medicamentos: A ingestão de álcool, o cigarro e certos medicamentos tranquilizantes como lorazepam e diazepam podem aumentar o relaxamento muscular causando ou aumentando o ronco.

  • Postura: Dormir de costas faz com que os tecidos da garganta relaxem mais e isso contribui para o bloqueio das vias respiratórias. Mudar sua posição de dormir pode ajudar.

  • Privação de sono: Não dormir bem a noite para descansar seu corpo(devido a estresse e ansiedade por exemplo), pode levar a um maior relaxamento da garganta.

       COMO TRATAR:

       Mudanças no estilo de vida

  • Perder peso: Se você estiver com sobrepeso, perder alguns kilos pode reduzir o tecido adiposo na parte de trás da garganta e diminuir ou até mesmo parar completamente o ronco.

  • Exercícios físicos: Além de auxiliar na perda de peso, exercitar todo seu corpo ajuda a tonificar os músculos da garganta que pode levar a menos ronco. Há também exercícios específicos que você pode fazer para fortalecer os músculos da garganta (vamos mostrar alguns aqui também).

  • Pare de fumar: Fumar irrita as membranas do seu nariz e garganta que acabam bloqueando as vias aéreas e causando o ronco.

  • Evite álcool e remédios sedativos para dormir: Ambos relaxam os músculos da sua garganta e interferem na respiração. Fale com seu médico sobre quaisquer medicamentos do tipo que você está tomando, assim como alguns podem incentivar um sono mais profundo, também podem tornar o ronco pior.

  • Crie um padrão regular de sono: Criar uma espécie de ritual junto com a pessoa que dorme pode ajudá-lo a dormir melhor e muitas vezes minimizar o ronco.

  • E Lembre-se sempre da regra de ouro, procure um médico ou especialista, novos avanços no tratamento do ronco estão sendo feitos o tempo todo, então ainda há esperança pra você garotão.

Mude o estilo de vida e pare de roncar já!

Quem acredita que roncar é apenas uma situação embaraçosa e incômoda se engana. O ronco é uma doença, que se não for tratada adequadamente pode evoluir, trazendo inúmeros riscos à saúde.

Uma em cada oito pessoas ronca, com uma maior porcentagem no sexo masculino (40% dos homens adultos e 30% das mulheres), tornando-se mais frequente com o avanço da idade. Acredita-se que o ronco esteja presente no sono de 60% das pessoas com mais de 55 anos. Também é três vezes mais comum em obesos do que em magros.

O QUE É:

O Ronco é a obstrução parcial das vias aéreas superiores, sendo que o seu som ocorre devido à passagem do ar com dificuldade, devido à parte posterior da língua (fundo) encostar no céu da boca (palato mole), dificultando a passagem do ar, o que provoca vibração e conseqüente ruído. Ele ocorre especialmente dormindo de costas.

       CAUSAS:

  • Excesso de peso ou estar fora de forma: Gordura e baixo tônus muscular podem contribuir para o ronco. Mesmo que você não tenha um sobrepeso alto, um pouco de excesso de peso em volta do pescoço e garganta pode causar o ronco. Exercícios e perda de peso podem ser tudo que você precisa para acabar com o ronco.

  • Idade: Aqui não temos para onde correr... A partir da meia idade em diante, sua garganta se torna mais estreita e o tom muscular na garganta também diminui. Novas rotinas antes de dormir e exercícios de garganta podem ajudar a prevenir o ronco.

  • Sua genética: Homem, no geral tem as passagens de ar mais estreitas que mulheres e são mais propensos a roncar. Garganta estreita, hipertrofia de adenóides e outros atributos físicos que contribuem para o ronco são muitas vezes  hereditários. Mesmo que você não tenha        controle sobre a forma como você feito ou seu sexo, você pode controlar o ronco com mudanças no estilo de vida antes de dormir e exercícios para a garganta.

© 2018 ESTILO ALPHA 

bottom of page